quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Graça e Misericórdia

... e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). (Ef.2:3-5)

Uma boa maneira de entender o significado da misericórdia é perceber como ela se relaciona com a graça:

Misericórdia
- não receber aquilo que você merece / punição impedida, contida
 
Graça - receber aquilo que você não merece / favor sem mérito algum de nossa parte.
 
Misericórdia - Se um juiz por exemplo chegou a conclusão de que verdadeiramente você é culpado, porque todas as provas incontestavelmente dizem isso, de tal forma que o veredito final é culpado. Contudo, o juiz entende que você está profundamente arrependido e se voltasse atrás jamais faria aquilo outra vez. Diante desse novo elemento ele se enche de misericórdia e cancela a punição lhe dando uma nova oportunidade.
 
Jesus ilustra sua misericórdia na parábola do credor incompassível. Um determinado rei decidiu fazer as contas com seus servos e descobriu que um deles lhe devia dez mil talentos e não tendo como pagar tal dívida por está muito acima de sua capacidade de pagar, mandou que ele, sua esposa e seus filhos e todos os seus bens fossem vendidos a fim de que a dívida fosse paga. 
 
Esta história ilustra que jamais podemos pagar a Deus, porque a nossa dívida com o Rei Jesus é muito maior do que tudo quanto somos e temos. Ainda que alguém pagasse um alto preço pela nossa vida e pelos bens materiais que temos não seria suficiente para quitar essa dívida. Diante desta dura realidade a única palavra que pode vir a tona com toda a força é misericórdia. 
 
Aquele servo prostrando e reverenciando clamou pela generosidade do rei, lhe pedindo uma oportunidade e prometendo que tudo lhe pagaria. Essa atitude do prostrar, do reverenciar e do clamar ao senhor em humildade, moveu intimamente o coração do seu senhor a tal ponto que o perdoou totalmente aquela divida.
 
Veja como Jesus, falando sobre o Seu Reino mostra o quanto Deus é cheio de misericórdia. Na avaliação daquele servo, ele ainda achava ser possível pagar a dívida, porem, na avaliação do senhor seria impossível, por isso o perdoou. Deus só faz o que não podemos fazer.
 
Se a humildade nos coloca frente a misericórdia, a arrogância nos coloca diante da justiça. Aquele servo saiu da presença do seu senhor leve e perdoado. Entretanto, ele encontrou com alguém que lhe devia cem dinheiros e poderia ter agido com a mesma generosidade de seu senhor. Mas, ao contrario, o sufocou, e o aprisionou até que pagasse a dívida.
 
Com esta atitude aquele servo a si mesmo se condenou porque tudo o que ele fez se voltou na mesma moeda contra ele.
 
"Respondeu-lhes o Senhor: ... e terei misericórdia de quem tiver misericórdia, me compadecerei de quem me compadecer." (Exodo 33:19)

Graça - receber aquilo que você não merece / favor sem mérito algum de nossa parte. Graça no grego significa charis, “favor divino não merecido”. É um derivado do verbo charizomai. Esta palavra significa “mostrar favor para”. Se refere a bondade do doador e indignidade do receptor.
 
Uma vez que a graça é o canal de recebermos favores de Deus que nós não merecemos, podemos portanto, crescer nesta graça. A bíblia diz que Jesus crescia em graça, em estatura e em sabedoria diante de Deus e dos homens. (Luc 2:52). O propósito de Deus sempre será nosso crescimento, nossa frutificação e nossa multiplicação. No entanto, e impossível esse crescimento sem o favor de Deus na nossa direção.
 
Crescer na graça é vencer cada obstáculo que nos é imposto pela frente. Sozinhos, nada somos, porem, com Jesus tudo se torna possível; É chegar mais perto da santidade de Deus; é viver situações difíceis sem murmurar; é ter maturidade para solucionar problemas difíceis; é ser elogiado sem se orgulhar; é diminuir para Jesus crescer; é sempre caminhar para o alvo supremo do nosso chamado celestial; é colocar as mãos no arado e não olhar para trás; é ser um soldado que não vai decepcionar aquele que o arregimentou.
 
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça que Ele tornou abundante para conosco em toda sabedoria e prudência” (Efesios 1:7,8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário