quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Tabernáculo é a Igreja

Por: Ap. Oséias Sousa Brito

“Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo; De maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo”. Êxodo 40:34-35


Introdução

Moisés recebeu todas as informações da mente de Deus sobre o Tabernáculo no Monte Sinai. Vimos que Deus deu as informações detalhadas para Moises e escolheu duas pessoas movidas pelo seu Espirito para materializar o projeto que estava com Moises.

O Tabernáculo veio da Mente de Deus

O Tabernáculo nasceu na mente de Deus em todos os seus detalhes. Todas as peças, tecidos, matéria prima, conexões, cores, dimensões, divisões, organização, etc. Certamente nada passou despercebido por Deus. Não se pode esperar nada imperfeito, vindo de uma mente perfeita.

É bom saber que Deus nos criou a sua imagem e semelhança, e nos gerou com muito amor e pensou em todos os detalhes nos diferenciando um do outro para que vivamos nossa particularidade nEle e nos movamos para o louvor de sua gloria.

Ele foi construído para atender um proposito. Deus decidiu morar no deserto com Israel. O Tabernáculo foi feito como Casa de Deus e o lugar especial onde pode se comunicar e se relacionar com o homem. Nem todo mundo quer se relacionar com quem vive num deserto, porem Deus nos seu grande amor vem e nos toma na nossa condição e nos tira dela para a Terra Prometida.

Deus veio ao deserto trabalhar em sua obra prima, o homem. O planeta tem lugares lindo e paradisíacos. Porem, o deserto foi o lugar escolhido para restaurar a imagem perdida de Deus. Deus desceu ao deserto em busca de sua imagem. La no Éden Ele já tinha perguntado a Adão: “Onde estás?” O homem se perdeu e se descaracterizou e somente Deus pode encontra-lo e restaurá-lo.

 O Tabernáculo era montado de dentro para fora

Dentro de sua busca o Tabernáculo do deserto nos ensina que Deus começa o seu precioso trabalho de restauração de dentro para fora. Todas as vezes que os sacerdotes montavam o mesmo, ele era montado a partir do lugar santíssimo, depois vinha para o lugar santo e por último o pátio. Assim também, Jesus nasce em nosso coração primeiro, e ao se instalar em nossa vida, Ele dá início ao processo de purificação, libertação e cura das memórias bombardeadas pelo maligno. No livro de Zacarias mostra Jesus sentado purificando a prata com amor, zelo e paciência.

Como tabernáculo do Senhor, precisamos não apenas abrir a porta para Jesus entrar. É necessário que Ele cresça em nossas vidas e tenha liberdade para cumprir o seu propósito. O caminho da santidade é um processo doloroso de muita renuncia, pois, toda marca o pecado precisa sair. Contudo, o pecado sai, mas, as marcas ficam e aí Deus entra como médico trazendo o balsamo para curar a fim de que sua imagem volte a ser refletida no homem.

A posição do Tabernáculo ficava no centro do Arraial de Israel. O lugar de Deus em nossa vida, família, e ministério é no centro. Só existe um lugar designado para Deus. O Trono e o Reino. O verdadeiro resultado da penosa obra de Cristo no Calvário é nossa submissão e fidelidade a Ele.

O Tabernáculo ficou cheio da gloria de Deus

O livro de êxodo conclui com o término do Tabernáculo. Ao finalizar toda a obra do Senhor dada a Moises e depois aos escolhidos para fazer a obra. Quando Moisés termina de colocar todas as peças no seu devido lugar, como o Senhor havia determinado, o Tabernáculo foi tomado pela poderosa gloria de Deus de tal forma que Moisés não pode entrar no mesmo.

A Casa ficou pronta e logo Deus a inaugurou com sua presença majestosa. Como igreja somos o Tabernáculo do Senhor, e estamos sendo restaurados para o louvor e gloria do Senhor.

O Senhor esta levantando o seu Tabernáculo. A sua Igreja está dia após dia sendo tratada e restaurada e certamente vai chegar o tempo em que a gloria do Senhor vai encher e ninguém ficará de pé diante do Rei dos reis, diante de Sua Majestade.

“TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ QUE JESUS CRISTO É O SENHOR”. ROMANOS 8. 1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário